quarta-feira, 7 de maio de 2014

Jovens Estressados




Bom diaaa! E já estamos chegando aos dez dias de maio #quelocura que seja um mês lindo e cheio de Deus em cada dia.Conforme combinado, aqui esta o post quinzenal da Camila Werner, que você pode acompanhar sempre na tag #colunistas

A Camila é catarinense, mora em Itajaí, tem 24 anos é acadêmica do 9º período de Direito, porém apaixonada pelo mundo da arquitetura e design. Ela além de de linda é muito talentosa com artes e tem várias ideias e projetinhos já realizados onde ela deu uma cara nova à móveis e objetos, creio que vamos conferir um pouco desse lado dela e nos inspirar também por aqui, é cristã e lê muito! No momento tá ralando para a tão sonhada formatura em dezembro desse ano. Quer conhecer um pouquinho mais sobre ela? É só seguir nas redes sociais, e ela vai estar aqui no infine com a gente sempre trazendo algo bem bacana.



No início desse ano, após me matricular no 9º semestre da faculdade e sabendo que cursaria 12 matérias, e nestas incluído o grande e temido TCC, logo veio a preocupação de como lidar com o tempo para isso tudo, e principalmente, não me “deixar enlouquecer” com o que estava por vir.
Aproveitei muito bem as férias, dormindo bastante, assistindo filmes e séries que eu amo, lendo muito, e dentre esses livros estava um do Augusto Cury: Manual dos Jovens Estressados Mas muito inteligentes!
Sou um pouco suspeita para falar, porque eu adoro Augusto Cury, e já li vários de seus livros, mas nesse livro em questão, apesar da linguagem ser um pouco juvenil, achei muito interessante! E sem falar que o autor conta um pouco de sua história acadêmica e profissional, e com o objetivo de incentivar os jovens que estão por aí, na lida de seus sonhos e se deparam com algumas frustrações no decorrer do caminho.
Num resumão, ele fala que a causa do estresse dos jovens hoje é determinado por vários motivos, uma delas a falta de capacidade para lidar com as muitas informações que recebe, o cérebro não consegue lidar com tudo, como uma falta de organização. Em uma sociedade onde a informação vem tão com tanta facilidade, a mente humana as vezes não consegue acompanhar, e fica doente, por não seguir os padrões exigidos de beleza, ou, ser taxado de burro por uma deficiência no aprendizado por exemplo.

Ele dá várias dicas, e expõe alguns dados, conta histórias, uma leitura bem gostosa. No final, ele conta que hoje é considerado um renomado escritor, psiquiatra, psicoterapeuta e cientista, porém não foi o melhor aluno no colégio, e foi motivo de chacota quando disse que entraria para a faculdade de medicina, teve depressão durante a graduação, mas que conseguiu vencer seus medos e realizar o sonho de publicar seu primeiro livro com a sua teoria sobre o funcionamento da mente humana após anos tentando uma editora que o aceitasse para publicar. Hoje ele já vendeu mais de 18 milhões de livros só no Brasil e foi o autor mais lido na década 2001-2010 no país.
Eu estou num ano bem decisivo da minha vida, me formando na faculdade, com TCC e OAB por vir, além da grande preocupação do que fazer depois de formada, já que não trabalho nessa área. Noites em claro não são raras, mas eu acredito que tudo tem seu tempo e seu jeito para acontecer.
E vocês, andam muito estressados? Preocupados por não serem como os padrões de beleza ou inteligência estipulados?

Termino com uma citação do livro! Beijinhos ;)

“Toda mente é um cofre, não tente arrombá-la.
Use a ferramenta correta. Exercite a sua inteligência.
Faça escolhas, e saiba que todas as escolhas têm perdas.
Ao escolher, não tenha medo de falhar.
Ao falhar, não tenha medo de chorar.
Ao chorar, repense a sua vida, mas não desista.
De sempre uma nova chance para si mesmo.
Se a sociedade o abandona, a solidão é suportável.
Mas, se você mesmo se abandona, ela é intolerável!
Gerencie seu estresse, proteja sua emoção. Saiba que:
Drama e comédia, risos e lágrimas fazem parte da vida.
Não tenha medo: quem vence sem riscos, vence sem glória.
Jamais abra mão de ser o autor da sua própria história”.

Post por: Camila Werner

Nenhum comentário:

Postar um comentário